Gel Desinfectante – preparar um desinfectante de gel para as mãos feito em casa

A emergência do Coronavirus destacou a necessidade de mudar temporariamente os nossos estilos de vida para limitar o contágio. Entre as medidas recomendadas pela nova DPCM do Presidente Conte está a lavagem frequente das mãos com água e sabão ou desinfectantes à base de álcool.

Como os especialistas têm dito repetidamente, é recomendável lavar as mãos com água e sabão, mas em muitas circunstâncias isso não é possível. Para evitar a acumulação de bactérias nas suas mãos e para evitar que o novo Coronavirus se propague, pode comprar géis desinfectantes para as mãos no supermercado ou na farmácia.

É fácil compreender, no entanto, que o caos destes dias levou os fabricantes e fornecedores a ficarem sem stock. Embora nos últimos dias os principais produtores tenham decidido aumentar o ritmo da oferta, é possível que em algumas áreas os famosos géis não sejam encontrados.

Seguindo a receita da OMS, recomendamos uma solução desinfectante hidroalcoólica. Embora seja totalmente eficaz para eliminar bactérias e coronavírus comuns, tem o defeito de não ser feito na forma de gel. Se você realmente não pode passar sem a formulação do gel, aqui estão algumas dicas para prepará-lo em casa e torná-lo eficiente.

Como Preparar o Gel Desinfectante

Os ingredientes são aproximadamente os mesmos que o desinfetante na forma não gelificada, mas um espessante como a goma xantana ou carragena é adicionado a eles: estes produtos são muito comuns, pois também são usados em alimentos. As alternativas podem ser amido de milho, amido de batata, amido de arroz, ágar-ágar ou farinha de trigo. Naturalmente, quanto mais artesanais forem os ingredientes em questão, mais o gel tenderá a não manter a sua consistência por muito tempo.

Preparação do Gel Desinfectante

Como foi relatado no Facebook também por Fabrizio Zago, químico, a receita é muito simples, basta adicionar o espessante em questão ao composto hidroalcoólico

Os ingredientes são os seguintes:

  • 40 mL de água destilada
  • 1 g de goma xantana
  • 20 g de álcool a 90
  • 1,5 g de glicerina vegetal
    Para preparar a mistura basta seguir estas instruções:

Deite a água num copo, adicione a goma xantana polvilhando, mexendo bem e deixe a solução descansar até que se forme um gel.
Em outro copo, despeje o álcool, adicione a glicerina e os óleos essenciais e misture cuidadosamente.
Adicione a solução alcoólica ao gel lentamente e mexa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *