> AJOUTER AUX FAVORIS RSS

Toutes les créations sont sur Creatiblogs!

PREPARAÇÃO/RECUPERAÇÃO E PINTURA DE VASOS

Publicado 18/03/2009 16:30:00 de Mania de Criar, Recriar, Inventar. [visitar o site]


A fruta aberta
(Thiago de Mello)

"Agora sei quem sou
Sou pouco, mas sei muito,
porque sei o poder imenso
que morava comigo,
mas adormecido como um peixe grande
no fundo escuro e silencioso do rio
e que hoje é como uma árvore
plantada bem no alto de minha vida."

Foto: Cidinha Barnabé Vaso com onze-horas (sinta o sol!)
Preparo de vasos de barro para plantio

O plantio em vasos é muito prático e permite que você possa ter uma variedade de plantas, e conforme o tamanho, cabem em qualquer espaço. O importante é a escolha certa da planta, por isso é importante as condições de iluminação e climáticas. O tamanho do vaso deve ser adequado à planta que escolheu, para o seu bom desenvolvimento e para ter um bom resultado visual.
A primeira coisa a fazer, se forem novos, é mergulhá-los na água, deixar por 24 horas para que ele absorva água suficiente e depois não "roube" a água das regas . Ao retirá-lo da água eles rapidamente secarão. Após isto feito, é necessário impermeabilizá-los por dentro, para que possam conservar a umidade e para que não fiquem esbranquiçados por fora, por causa da umidade das regas. Existem no mercado, em casas de material para construção, vários produtos para este fim. Faça a aplicação ao ar livre e use luvas.
O orifício no fundo do vaso tem a função de drenagem, portanto recubra-o com pedriscos, cacos de telha, pedra britada ou mesmo um pedaço de tela plástica, daquelas quadriculadas, para a terra não passar, pois ela tem nutrientes importantes para a planta.
Recuperação de vasos usados: muitas vezes compramos plantas em vasos de barro e replantamos em outros recipientes ou mesmo na terra. Não jogue estes vasos fora, é possível reaproveitá-los. Muitas vezes ficam guardados embaixo de alguma planta, e com sol e chuva ficam meio acabadinhos. Mas lembre-se, embaixo dessa aparência de "vou jogar fora", se esconde um vaso em ótimas condições.
Para recuperá-los deixe-os de molho com água até a borda, de um dia para o outro, e depois com uma esponja(verde/amarela), facilmente removerá todo o bolor do vaso. É muito fácil, pode até limpar sem deixar de molho com uma palha de aço ou escova de cerdas duras.



Fica novinho em folha, pronto para o uso.


Abaixo é o vaso impermeabilizado, aplique o produto até uns dois 2cms da borda.



Repintura de vasos: quer renovar o visual dos vasos? É simples e fácil. Primeiro deve lavá-los bem, retira a pintura antiga com uma lixa fina e pintar com a cor de sua preferência. Como foi impermeabilizado por dentro, pode ser usada tinta acrílica, caro contrário, a pintura com o tempo e umidade vai se soltar. Inicialmente de uma demão branca para uniformizar a superfíce e depois duas demãos da cor escolhida e termine com verniz acrílico ou náutico, dependendo do local onde vai colocá-lo
Como são vasos usados, já estavam impermeabilizados e não é necessário nova aplicação.
Tenho muito desses vasinhos, para serem pendurados, e achei mais dois perdidos e pintei da cor de outros que estão com novas mudinhas (azuis).



Bom ,agora com vasos prontinhos e recuperados, é só plantar!
Ler mais >
Classificar este artigo :

Madeinwork.com