> AJOUTER AUX FAVORIS RSS

Toutes les créations sont sur Creatiblogs!

PATCHWORK NO ISOPOR COM RELEVO!!

Publicado 17/06/2011 22:28:00 de APRENDA A FAZER ARTESANATO PASSO A PASSO! Com Lu Heringer [visitar o site]



Oi, pessoal!!!

Maria Cecília De Marchi, uma amiga e participante de nossa comunidade de artesanato no orkut, apareceu por lá com uma idéia genial: o Patchwork no Isopor (ou Patchwork Embutido, Na Madeira) COM RELEVO! O resultado da idéia encantou a todas nós participantes da comunidade e Maria Cecília fez um pap fotográfico ensinando como ela faz esse trabalho e, gentilmente, cedeu esse pap para ser publicado aqui no blog. Valeu, Maria Cecília! O pessoal aqui, com certeza, vai curtir a sua idéia!

O resultado visual da técnica é pra lá de interessante! Parece que a peça ganha mais vida, mais corpo. Muito interessante para ser usada em quadrinhos, mas nada impede que seja usada em caixas, como normalmente o é. O resultado é delicado como é delicada a própria técnica. Foi aplaudido de pé lá na comunidade e já tem gente fazendo!

Sem maiores delongas, vamos ao pap!! Basta clicar nas fotos para ver maior, ok?

PASSO 1: Iniciamos uma discussão (no bom sentido - rs) sobre a necessidade do recorte de mdf. Honestamente falando, não há mesmo a necessidade desse recorte pronto. Você mesma pode copiar o contorno da figura que quiser usar e recortar usando um estilete fino com lâmina bem afiada. Que material usar? Pensamos no próprio isopor pluma! Ele é bem firme. Caso acredite que haja a necessidade de algo mais firme por detrás, poderá utilizar um papel cartão grosso, firme. Pessoalmente, acredito que o isopor pluma é mais do que suficiente, principalmente porque será colado sobre a peça, então, não irá ficar exposto a qualquer acidente.

PASSO 2
Caso esteja usando o próprio isopor pluma como molde do contorno, é só pular esse passo e partir para o seguinte.

PASSO 3
Para quem estiver utilizando o isopor pluma, sem o recorte de mdf ou cartão grosso por detrás, especial cuidado ao virar o tecido nas laterais! Sem qualquer suporte essas laterais poderão ficar meio frágeis ao serem manipuladas. Faça tudo com calma, paciência e muita atenção, ok?

PASSO 4 - É ASSIM QUE VAI FICAR O TRABALHO NO VERSO:
Sem o recorte de mdf, é igual! Basta cortar o tecido com sobras e colar na parte detrás do trabalho. Dá uma secada com secador para agilizar a secagem e poder continuar a trabalhar.

PASSO 5
OUTRO EXEMPLO:
A cola utilizada é sempre a CASCOREZ RÓTULO AZUL, em todas as fases do processo.

Agora, basta passar cola no verso do trabalho todo e aplicar no quadrinho ou caixa já preparada anteriormente. Bastante fácil, não é mesmo? E o resultado é muito lindo!


Não sabe como fazer o trabalho básico do Patchwor no Isopor? Aqui mesmo no blog tem 10 vídeos que fiz ensinando tooodo o passo a passo. Estão no alto da lista de matérias do blog (A1, A2, etc). Veja os vídeos e aprenda a fazer essa técnica que vem encantando já a tanto tempo.

Precisa de riscos, idéias, para fazer esse trabalho? Aqui no blog tem várias. Clique nos links a seguir e veja nossas sugestões!

IMAGENS PARA DECOUPAGE INFATIL, PATCHWOR EMBUTIDO E PATCHCOLAGEM:

RISCOS PARA O PATCH EMBUTIDO

PATCHWORK SUR CARTON MOUSSE - É uma outra técnica de patch no isopor, mas as figuras podem ser trabalhadas na técnica como a conhecemos - basta adicionar um fundo.


Bem, meninas e meninos, espero que tenham gostado da nossa sugestão da semana!

Beijo enorme e fiquem com Deus.

Lu Heringer :)

.


CURSOS E MATERIAL PARA LATONAGEM:



www.aprenda-a-fazer.com

Pode parcelar suas comprar em até 12 vezes! Utilizar cartão de crédito, boleto, transferência, etc. Tudo para facilitar o acesso dos interessados em aprender essa maravilhosa arte.

ATENÇÃO: Use o FIREFOX ou CHROME para visualizar o site. Se usar o Explorer só irá visualizar a barra inicial.
Ler mais >
Classificar este artigo :

Receitas semelhantes

EFEITO PATCHWORK COM ISOPOR Mais um trabalho imitando o patch, também com o isopor pluma, desta vez usei tecido e guardanapo nas bordas, almofadei a borboleta com manta acrilica para ficar mais alta. Aproveitei uma pç que tinha e montei este porta recados para a[...]
2009-10-15 04:59:00
 
Maleta com relevo em patchwork Materiais: 1 maleta em mdf;lixa nº 220;tinta pva nas cores branca, verde, preto e camurça;régua;lápis;borracha;fita crepe;tesoura;cola pano;tinta adesiva;pincéis chatos;pincéis angulares;pincéis liner;verniz vitral;laço de fita cetim;pedra para[...]
2009-11-06 20:48:00
 
Árvore de Natal em patchwork - feita com cone de isopor Para quem já fez as bolas de isopor, a árvore vai ser fácil, fácil...rsrs... Materiais: Caneta esferográfica Cone de isopor 1 metro de fita vermelha 1 metro de fita dourada Retalhos de tecido estampados com motivos natalinos Estilete 1,5 m de fio[...]
2009-12-01 18:24:00
 
PATCHWORK NO ISOPOR C/ GUARDANAPO Pessoal, fiz esta guirlanda para colocar na porta de minha cozinha, mais uma experiencia com guardanapos no isopor, desta vez deixei as duas folhas brancas de trás do guardanapo pra ver se ficava mais resistente e deu certo, óbvio que[...]
2009-12-10 21:54:00
 
QUADRO COM PATCH NO ISOPOR Pessoal, mais um quadrinho de patch que mostro hoje, é trabalhoso, mas muito gostoso de fazer...colei 2 bandejas de isopor de frios, elas facilitam muito pra quem não consegue achar em sua cidade o isopor pluma, então o melhor para este[...]
2010-03-07 23:15:00
 
Madeinwork.com