> AJOUTER AUX FAVORIS RSS

Toutes les créations sont sur Creatiblogs!

O SAL PODE SER USADO NA LIMPEZA DA CASA.

Publicado 19/01/2010 22:51:00 de . [visitar o site]



Tenho uma banheira de ferro fundido, com mais de 50 anos. Está optima, só um pouco amarelada.
Nas minhas buscas pela net, para encontrar uma formula antiga de tratar a "menina" sem a riscar - já tomaram banho nesta banheira 4 gerações! - o que fui encontrar? Conselhos de limpeza domestica, usando e abusando do sal.
Bem me lembro de a minha avó falar em sal e vinagre para limpar algumas superficies das bancadas da cozinha. E como não custa nada experimentar, partilho convosco estas dicas.
Encontrei em :
Christine Halvorson. "HowStuffWorks - Dicas de limpeza utilizando o sal". Publicado em 20 de março de 2006 (atualizado em 06 de maio de 2008) http://casa.hsw.uol.com.br/usos-para-o-sal-limpeza-de-sua-casa.htm (19 de janeiro de 2010)

Sanitas: faça uma pasta de aguarrás com sal para restaurar fixações esmaltadas brancas que amarelaram. Use em sanitas, banheiras ou loiças sanitárias. Aplique, deixe descansar por 15 minutos e, em seguida, passe uma esponja húmida.

Tapete: as manchas de tapete são muito difíceis. O sal está aí para ajudar.

Mancha gordurosa: para uma mancha gordurosa no tapete, remova primeiro o máximo de líquido possível, cobrindo a mancha com sal. Isso evitará que a mancha de gordura se espalhe. Em seguida, siga as instruções do fabricante de tapetes. Pode ser necessária uma solução de limpeza à seco ou um detergente de enzimas.

Gordura: remova manchas de gordura de um tapete com uma mistura de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue bastante, indo na mesma direção do felpo da carpete e, em seguida, enxágue com água.

Vinho tinto: retire imediatamente toda a humidade do vinho derramado e pulverize a área com sal. Deixe a mancha descansar por 15 minutos. O sal deverá absorver qualquer vinho remanescente no tapete (tornando-se rosa, como resultado) Em seguida limpe toda a área com a mistura de uma xícara de vinagre e uma xícara de água.

Vime: evite que a mobília de vime branco amarele, escovando-a com uma escova dura, umedecida com água salgada. Escove e deixe secar no sol.

Madeira: quando um prato quente ou água tiver estragado a superfície de uma mesa de madeira, tire a mancha com uma pasta fina de óleo de cozinha e sal. Limpe com a pasta e esfregue levemente com um tecido macio.

Estanho: o estanho deve ser limpo delicadamente, pois é um metal delicado, que pode ser facilmente danificado. Adicione farinha à mistura de uma colher de sopa de sal e uma xícara de vinagre, até que se torne uma pasta lisa. Aplique a pasta à peça de estanho. Deixe secar por meia hora e enxágüe com água quente. Passe um pano macio seco, tendo o cuidado de remover o resíduo da pasta de todas as ranhuras ou áreas escondidas.

Metal: para limpar superfícies brilhantes de cobre ou latão, faça uma pasta com partes iguais de sal, farinha e vinagre. Esfregue com um tecido macio e deixe descansar por uma hora. Depois, esfregue com um pano macio e limpo.

Limpe manchas de peças decorativas de cobre espirrando vinagre e sal nelas. Esfregue as peças com uma esponja e enxágüe cuidadosamente, verificando se removeu todos os rastros sal. Repita, se necessário.

Limpe latão ou cobre levemente manchado com um pedaço de limão mergulhado no sal. Enxágüe quando tiver terminado.
Ler mais >
Classificar este artigo :

Madeinwork.com